Sobre o projecto

Produtos intelectuais

O projeto STRENGTh irá prevê o desenvolvimento de 5 Resultados Intelectuais:

O primeiro produto intelectual (IO1), é um Toolkit de métodos para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reforço das competências de Inteligência Social dos Profissionais de orientação e aconselhamento de carreira (Profissional). Este produto intelectual é um relatório sobre os métodos existentes para o desenvolvimento/aperfeiçoamento/reforço de competências sócio emocionais.

O segundo produto intelectual (IO2) é um manual que reúne as necessidades de formação dos Profissionais de Orientação de Carreira em termos Competências Socio emocionais.

O terceiro produto intelectual (IO3) é um Programa de Formação de Competências de Inteligência Social para Profissionais de Orientação e aconselhamento de Carreira. A parceria produzirá um programa de formação incluindo várias estratégias de aprendizagem, material de formação e exercícios para melhorar as Competências de Inteligência Social mais importantes (pelo menos 4), uma vez que estas surgirão após a análise das necessidades recolhidas no IO2.

A Plataforma Online (IO4) e kit (ferramenta) para os profissionais de orientação e aconselhamento será criada de forma a permitir a sua utilização com uma variedade de dispositivos diferentes, tais como computadores, portáteis e tabletes. A plataforma funcionará inglês e também em todas as línguas dos parceiros do projeto.

O produto intelectual cinco (IO5) será um Guia de Autoavaliação para Melhoria. O Guia de Autoavaliação para Melhoria será um guia metodológico para facilitar a autoavaliação e o futuro desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais de orientação e aconselhamento. Este será um guia prático para que estes profissionais possam implementar uma metodologia de autoavaliação relacionada com Competências de Inteligência Social, bem como outras competências emergentes que são necessárias para manter a eficácia na sua prática diária de orientação e aconselhamento.

Grupo alvo

O principal grupo-alvo do projeto são profissionais de orientação e aconselhamento profissional que trabalham no campo da educação, formação e emprego, tanto no setor público como no privado. Estes profissionais serão os beneficiários diretos do projeto, uma vez que serão apoiados na aquisição de novas competências e habilidades de inteligência social, permitindo-lhes fornecer serviços de orientação profissional mais eficazes e de qualidade aos seus clientes.

Os participantes do projeto são principalmente profissionais de orientação e aconselhamento e os seus supervisores (700 pessoas) e outros 200 peritos e interessados.

Aproximadamente 900 pessoas estarão envolvidas diretamente e 4.000 indiretamente nas atividades do projeto STRENGTh.


Principais conceitos

Esclarecimentos de termos em “Desk Research and Compendium of Methods on Social-Emotional Competence” – “Investigação documental e Compêndio de Métodos sobre Competências Sócio Emocionais” (efetuado por Peter Weber e Rebeca Garcia, HDBA), utilizados em atividades do Projeto.