Toolkit

Introdução

O objetivo do IO3 é desenvolver um programa com o objetivo de formar uma nova geração de profissionais criativos, empreendedores e inovadores no campo da orientação, capazes de desenvolver e utilizar a Competência Socioemocional para enfrentar os desafios atuais e futuros e converter conhecimentos e ideias em mais serviços centrados no cliente, beneficiando diversos grupos-alvo e utilizadores de serviços de orientação profissional.

Para definir o conteúdo do programa de formação, a parceria fez inicialmente uma pesquisa e análise sobre a definição e fatores de Inteligência Social e Emocional (ISE), uma revisão das teorias atualmente utilizadas para explicar o SEI e as suas dimensões e uma exploração das metodologias de formação existentes, ferramentas e instrumentos relevantes que podem ser adaptados, permitindo a elaboração e aprofundamento e desenvolvimento de estratégias e métodos específicos de formação teórica e prática para a melhoria das competências dos profissionais de carreira (IO1). Além disso, foi realizada uma análise das necessidades de formação dos profissionais de carreira no IO2, para descobrir até que ponto os profissionais de carreira encontram competências socioemocionais, como se relacionam com os requisitos da prática diária e, além disso, se há uma falta sistemática de certas competências socioemocionais,  competências entre os praticantes, que servirão de base para a definição dos módulos de formação.

De acordo com os resultados do IO1, 13 competências socioemocionais foram identificadas como importantes para a eficácia do profissional de carreira. Para fins estratégicos, as 13 competências socioemocionais foram combinadas em cinco clusters, a seguir:

1. Competências de empatia: empatia afetiva e tomada de perspetiva/empatia cognitiva

2. Competências de gestão de emoções: compreensão das emoções, autoconsciência emocional e autocontrole emocional

3. Competências de Gestão da Diversidade: Preocupação social, Tolerância, Diversidade e competência intercultural

4. Competências de escuta ativa: atenção e escuta ativa

5. Competências de Cooperação: Colaboração, Resolução de Conflitos

Os resultados da pesquisa IO2 revelaram que todos os clusters foram priorizados com bastante frequência em termos de necessidades de treino, indicando que os profissionais de carreira valorizam todos os cinco domínios da competência socioemocional. Como resultado, o projeto STRENGTh irá desenvolver e divulgar módulos de formação inovadores para todos os cinco clusters de competências socioemocionais.

Portanto, o programa consiste em 5 módulos/seções de treino, conforme mencionado acima.

Cada seção tem quatro partes: uma teórica que é coberta através da revisão da literatura moderna relevante, uma prática-experimental, que é implementada através de estudos de caso da prática de aconselhamento e exercícios experienciais, uma parte de avaliação e uma parte para estudo adicional . Especificamente, a sua estrutura inclui as seguintes partes:

A. Base teórica, onde são apresentadas importantes definições, princípios e informações úteis sobre métodos de melhoria

B. Atividades para melhorar as competências socioemocionais: Levando em conta que a inteligência socioemocional é melhor aprendida ao envolver-se em atividades e “aprender a fazer” (Cockburn-Wootten & Cockburn, 2011) e por meio de ensaios, sombras e modelos, o as atividades do programa concentram-se principalmente no uso de atividades e exercícios participativos. Além disso, as atividades do programa são baseadas em métodos que se mostraram eficazes na melhoria da competência socioemocional, conforme saíram do IO1. Mais especificamente, a partir da análise dos métodos existentes, as atividades de formação terão como base os seguintes princípios e conceito de aprendizagem:

  • Treino cognitivo
  • Treino Cognitivo-Comportamental
    ● Role-play, experimentação
  • Consciência / Mindfulness
  • Feedback and Supervisão/Reflexão
  • Incidentes críticos

C. Exercícios de autoavaliação, incluindo 5 perguntas para testar se os formandos aprenderam os conceitos básicos da unidade de formação, e

D. Recursos para um estudo mais aprofundado e referências.

O programa é dirigido a:

Profissionais especializados em orientação de carreira

Profissionais com mais de 3 anos de experiência de trabalho em orientação de carreira

Graduados e estudantes de departamentos de aconselhamento de carreira

Implementação do programa

O programa de treinamento STRENGTh irá realizar-se através de um webinar síncrono e assíncrono, mas também poderá ser feito em sala de aula em tempo real.

Na educação a distância, o treino é realizado pela internet, oferecendo ao estagiário “autonomia”, ou seja, a possibilidade de estudar independentemente de fatores limitantes, como a obrigatoriedade da sua presença física em uma área específica. O material didático do programa estará disponível por unidade de ensino na plataforma eletrónica do STRENGTh.

Um especialista em orientação profissional, que será o formador, será responsável pelo ensino dos conteúdos dos módulos. Orientará os formandos sobre como passar pelas diferentes partes dos módulos.

Os formandos poderão estudar a parte teórica de cada módulo de forma assíncrona em formato ppts, notas ou vídeos, antes do início da parte prática.

 Para a parte prática da formação, os participantes serão orientados pelo formador para implementar os exercícios experienciais e discutir a sua experiência. As atividades serão implementadas sob a supervisão do formador, quer em grupo quer individualmente. O formador explicará o âmbito e a instrução de cada atividade e facilitará o processo de reflexão.

O formador e os formandos encontrar-se-ão na plataforma de formação para realizar as atividades de formação. A maioria das atividades será interativa e de diferentes formas, como arrastar e soltar, jogo de correspondência, preenchimento de formulário online, salas de reunião para atividades em grupo, respostas de múltipla escolha, formulários “post-it”, etc. o treino mais interessante. O material também estará disponível em formulários para download (que podem ser usados ​​se o treino for implementado em sala de aula real).

No final de cada módulo, o formando é obrigado a preencher eletronicamente a prova de avaliação correspondente, que pode incluir questões de escolha múltipla, afirmação de verdadeiro/falso.

Além disso, antes e depois do programa, os participantes preencherão um formulário de avaliação para demonstrar o impacto e a eficácia do programa no desenvolvimento das competências socioemocionais do profissional de carreira.

A duração do projeto é: 34 horas (Parte teórica: 5,5 horas, Exercícios: 26 horas, Avaliação: 2,5 horas)

Unidade 1 Competências de Empatia: 6 horas (Parte Teórica: 1 hora, Exercícios: 4,5 horas, Avaliação: 0,5 horas)

Unidade 2 Competências de Gestão das Emoções: 6,5 horas (Parte teórica: 1 hora, Exercícios: 5 horas, Avaliação: 0,5 horas)

Unidade 3 Competências de Gestão da Diversidade: 6,5 horas (Parte teórica: 1 hora, Exercícios: 5 horas, Avaliação: 0,5 horas)

Competências de Escuta Ativa: 8,5 horas (Parte teórica: 1,5 horas, Exercícios: 6,5 horas, Avaliação: 0,5 horas)

Competências de Cooperação: 6,5 horas (Parte teórica: 1 hora, Exercícios: 5 horas, Avaliação: 0,5 horas)